Pesquisa rápida
Pesquisa geral Pesquisa clínica Pesquisa industrial
 

Search form

O que está à procura…

O que está à procura…
  • Os nossos produtos
  • As nossas soluções
O que está à procura…
1 Escolha uma
FRANCHISE
2 Escolha uma
APLICAÇÃO
3 Escolha um
PRODUTO

Alexandre Mérieux nomeado Presidente e Diretor Geral da bioMérieux

15 Dezembro, 2017

Marcy l’Étoile, França – 15 de Dezembro de 2017 – O Conselho de Administração da bioMérieux reuniu-se nesta data e aprovou a nomeação de Alexandre Mérieux como Presidente e Diretor Geral da Empresa, tendo efeitos imediatos. Após ter sido Vice-Presidente da bioMérieux nos últimos três anos, Alexandre Mérieux sucede a Jean-Luc Bélingard, que foi Presidente e Diretor Geral da empresa desde 2010. 

Com uma nova geração Mérieux a assumir a posição de Diretor Geral e Presidente, esta nomeação marca a continuidade do papel da família na empresa. Jean-Luc Bélingard mantém as suas responsabilidades no Institut Mérieux como Vice-Presidente. A trabalhar ao lado de Alain Mérieux, ficará responsável especificamente pela estratégia e pelas relações institucionais. 


Alain Mérieux, Presidente do Institut Mérieux e Presidente Fundador da bioMérieux declarou nesta ocasião: “Sinto um profundo sentimento de orgulho ver o Alexandre tomar a tocha de uma empresa familiar que criei há mais de 50 anos. Partilhamos a mesma visão de longo prazo da empresa e a sua missão na saúde pública. Alexandre Mérieux demonstrou as suas qualidades humanas e operacionais nas responsabilidades que assumiu na empresa ao longo de 12 anos e que se tem refletido claramente no desempenho da mesma neste período. Estou totalmente confiante no futuro da bioMérieux.

Gostaria também de agradecer a Jean-Luc Bélingard, que durante 7 anos nos acompanhou na aventura bioMérieux, partilhando a sua experiência, no diagnóstico e na indústria farmacêutica, adquirida nos grupos internacionais de tecnologia de vanguarda. A sua visão de inovação, particularmente valiosa no nosso desenvolvimento na área do diagnóstico molecular, ajudou a posicionar-nos na linha da frente do diagnóstico do futuro. Congratulo-me que continue a trabalhar comigo no Institut Mérieux.” 


Alexandre Mérieux acrescentou: “Estou determinado em continuar com o compromisso da nossa família para fazer da bioMérieux uma empresa de vanguarda na área do diagnóstico clínico e industrial, que diariamente comprova o seu valor e o seu impacto junto dos pacientes e dos consumidores. Esta é a visão da Empresa que Jean-Luc Bélingard e eu próprio temos promovido nos últimos sete anos.


Jean-Luc Bélingard concluiu: “Estou encantado com a nomeação de Alexandre como Presidente e Diretor Geral da bioMérieux. É uma evolução natural no âmbito desta magnífica aventura empresarial e familiar. Estes 7 anos que estive como Presidente da bioMérieux foram para mim uma oportunidade de contribuir para a construção de uma excecional história de sucesso bio-industrial. Efetuámos aquisições e acordos determinantes para o futuro da Empresa. Sei que o Alexandre irá continuar com esta boa dinâmica com a mesma visão humanista e de longo prazo do nosso negócio.


Diretor Geral Delegado da bioMérieux desde 2014, Alexandre Mérieux é também o Vice-Presidente do Institut Mérieux e Presidente de Mérieux Développement. É igualmente o Presidente do Conselho de Administração de Mérieux NutriSciences.

Assumiu diferentes funções operacionais no seio da bioMérieux: Diretor da Unidade de Microbiologia de 2011 a 2014, após ter dirigido a Unidade de Microbiologia Industrial de 2005 a 2011.

De 1999 a 2004, Alexandre Mérieux foi responsável de marketing na Silliker Group Corporation nos Estados Unidos da América e na Europa, e em seguida tornou-se Diretor de Marketing e Diretor da Business Unit. Alexandre Mérieux nasceu em 1974. Formou-se em Biologia pela Universidade de Lyon I, com uma pós-graduação pela HEC Montreal Business School.

Pioneering diagnostics