A bioMérieux e a Universidade de Antuérpia revelaram os resultados finais da primeira abordagem do Global Point Prevalence Survey1, sobre a utilização e percentagem de resistência, nos hospitais

11 Abril, 2016

Grandes discrepâncias nas práticas de utilização de antibióticos entre países e antibióticos de segunda linha2 demasiada e frequentemente prescritos

A bioMérieux, ator mundial na área do diagnóstico in vitro e o laboratório de microbiologia clínica da Universidade da Antuérpia tiveram orgulho em apresentar, na ocasião do congresso ECCMID3, o relatório final do Global Point Prevalence Survey (Global-PPS), a primeira iniciativa global que fornece uma visão geral única do consumo antimicrobiano e percentagens de resistência, no mundo. O estudo recolheu dados de mais de 100.000 pacientes no mundo inteiro e revela que mais do que uma pessoa hospitalizada em cada três recebe tratamento antimicrobiano. Além disso, este inquérito realça as grandes discrepâncias na utilização de antibióticos e níveis de resistência entre países e hospitais, e a necessidade de otimizar as regras de prescrição.

Os resultados do inquérito foram apresentados durante o ECCMID, sob a forma de uma comunicação oral, por Ann Versporten, Coordenadora principal da Global-PPS, e através de 19 posters de apoio dos hospitais participantes, no mundo inteiro.

Com um alcance sem precedentes, o Global-PPS supervisionou a prescrição antimicrobiana e as percentagens de resistências no mundo inteiro. Supervisionado por um Grupo de Trabalho  Europeu, dos principais especialistas, e pilotado pela Universidade da Antuérpia na Bélgica, este inquérito tem a finalidade de aumentar a sensibilização, a nível global, para o problema da resistência antimicrobiana e utilização inapropriada de antibióticos nos hospitais, em todo o mundo.

Empenhados em aumentar o nível  de qualidade das práticas de saúde e em reduzir a resistência antimicrobiana, 335 centros hospitalares prestadores de cuidados de saúde a adultos, crianças e recém-nascidos, em 53 países, voluntariam-se para analisar as suas práticas de prescrição de antibióticos, com o objetivo de melhorar o prognóstico dos pacientes.

O Global-PPS demonstrou que as prescrições de antibioterapia variam significativamente entre continentes e países: 1 em cada 2 pacientes hospitalizados recebeu antibioterapia na Ásia e em África, enquanto que 1 em cada 3 recebeu estes tratamentos na Europa. Este inquérito confirmou claramente a estreita correlação entre a utilização de antibióticos e a percentagem de resistência bacteriana e aumentou a sensibilização para a necessidade urgente e para os benefícios de implementarem programas  de antimicrobial stewardship nos hospitais, para diminuir as resistências.

Uma das principais conclusões deste inquérito é o excesso de utilização de antibióticos de segunda linha2 , como a vancomicina na América do Norte, e meropenem, na Ásia e na América do Norte. Adicionalmente, a ceftriaxona foi considerada como o antibiótico mais frequentemente usado no mundo inteiro.

O inquérito demonstrou que os testes de diagnóstico foram efetuados apenas 1 em cada 3 casos para apoiar a escolha da prescrição antimicrobiana. Assim, o inquérito salienta o significativo valor clínico do diagnóstico in vitro, e claramente sublinha a necessidade de se realizarem mais testes de diagnóstico e de se melhorarem as práticas de prescrição antimicrobiana, em todos os países.

«O Global Point Prevalence Survey relativo ao consumo antimicrobiano e resistência irá permitir grandes melhorias, o desenvolvimento de diretrizes de prescrição local, educação e alterações nas boas práticas, e também a medição do impacto destas intervenções», declarou Pr Herman Goossens, diretor do Laboratory of Medical Microbiology do Hospital da Universidade da Antuérpia, na Bélgica. «Para além disso, os participantes terão a capacidade de implementar programas de melhoria sustentável através de Inquéritos de Prevalência repetida, que serão conduzidos em 2016 e nos anos seguintes».

«O aumento da resistência antimicrobiana é reconhecido como um grande problema de saúde pública por vários governos, organizações mundiais e instituições de saúde pública. Com um compromisso a longo prazo e envolvimento de diagnóstico de doenças infecciosas, a bioMérieux tem muito orgulho em ser o apoiante exclusivo do projeto Global Point Prevalence Survey que contribui significativamente para monitorizar, a nível mundial, a prevalência do consumo de antibióticos e percentagens de resistência», declarou Mark Miller, Diretor Clínico da bioMérieux.

O diagnóstico tem um papel essencial na orientação efetiva e racional da utilização de antibióticos, que é a chave para reduzir o aparecimento de bactérias multiresistentes. Como líder mundial em microbiologia e pioneira no diagnóstico, a bioMérieux desenvolve soluções que são cruciais para o diagnóstico das doenças infecciosas e na gestão de infeções resistentes aos antibióticos. A nossa oferta única global na luta contra a resistência antimicrobiana abrange o espectro total de soluções de diagnóstico clínico: identificação microbiana e testes de sensibilidade, rastreio de doenças infecciosas e vigilância ativa, gestão e monitorização de surtos, tipagem de microrganismos e diferenciação de infeções bacterianas e virais.

O Global Point Prevalence Survey é um resultado direto do 4th World HAI/Resistance Forum4 de 2013, uma iniciativa da bioMérieux, que reuniu aproximadamente 70 especialistas reconhecidos internacionalmente na área das doenças infecciosas e da resistência bacteriana.


1A bioMérieux é a patrocinadora exclusiva do Global Point Prevalence Survey. A empresa financia o estudo, mas não exerce nenhum papel na conceção do estudo, na seleção, na análise ou na interpretação dos dados, nem na redação do relatório. Os dados, estritamente confidenciais, são conservados de forma anónima no centro de coordenação da Universidade da Antuérpia.

2 Os antibióticos de segunda linha são antibióticos « de reserva » ou « antibióticos alternativos », recomendados pelas autoridades clínicas como um tratamento anti-infeccioso alternativo, quando os antibióticos padrão de primeira linha não podem ser utilizados devido a diversas razões (alergia, efeitos secundários, resistência suspeita).

3 Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas.

4 Forum mundial das infeções nosocomiais e da resistência aos antibióticos.

Descarregar
Pioneering diagnostics