A bioMérieux adquire as quotas maioritárias da Hybiome e reforça a sua presença na China e no mercado de imunoensaio

09 Novembro, 2018

Marcy l’Étoile, França – 9 de Novembro de 2018 – A bioMérieux, ator mundial na área de diagnóstico in vitro, atualmente anuncia a aquisição da maior parte das ações da Suzhou Hybiome Biomedical Engineering Co.Ltd. Este anúncio foi após a aquisição de uma participação minoritária em Julho de 2018.

Fundada em 2009 e baseada em Suzhou (China), Hybiome é especializada em testes automatizados de imunoensaio. A empresa desenvolve, fabrica e comercializa uma gama completa de soluções de diagnóstico (reagentes, aparelhos e software) aprovados pela China Food and Drug Administration (CFDA).

Hybiome comercializa dois sistemas de imunoensaio automatizados de rendimento médio (AE-180 e AE-240) que utiliza a última geração da tecnologia CLIA1 e contém um menu de, aproximadamente, 80 parâmetros. A Hybiome também recebeu recentemente a aprovação da CFDA para o sistema AE-120, para posteriormente aumentar o acesso ao seu menu de testes. A Hybiome tem uma base instalada de, aproximadamente, 1,000 aparelhos ativos que são utilizados primeiramente em hospitais de tamanho médio (100 a 500 camas), designados por instituições de nível 2. Na China, o mercado de imunoensaio representa cerca de €2 biliões e reporta um crescimento de cerca de 20% a 25%. Regista um papel cada vez mais importante de fornecedores locais, especialmente no segmento dos hospitais de nível 2.

A bioMérieux comercializa as suas soluções de diagnóstico na China há mais de 25 anos. A empresa tem uma especialização de longa data na área do imunoensaio através da gama VIDAS®, que é vastamente utilizado na China devido aos seus testes de grande valor clínico nos hospitais com mais de 500 camas e em hospitais mais especializados (nível 3).

“A bioMérieux mantém laços apertados com a China há mais de 25 anos e estamos radiantes de entrar neste acordo com a Hybiome, uma empresa com uma especialização notável na área do imunoensaio. Esta nova etapa importante está completamente em linha com a nossa estratégia de desenvolvimento internacional, que consiste na investigação local e produção, tão próximo quanto possível, dos pacientes e necessidades dos profissionais de saúde”, declaraou Alexandre Mérieux, Presidente e Diretor Geral da bioMérieux.

Graças à complementaridade das gamas da Hybiome e da bioMérieux, teremos a capacidade de proporcionar soluções de imunoensaio automatizadas para mais profissionais de saúde, enquanto avança e serve os profissionais de saúde na China numa visão a longo prazo,” adicionou Pierre Boulud, Vice-Presidente Corporate, Região Ásia-Pacífico da bioMérieux.

O Sr. Dong, fundador e Presidente da Hybiome, declarou: “Estamos muito satisfeitos por nos juntarmos ao grupo bioMérieux, que é reconhecido pela sua especialização e qualidade das suas soluções de produtos de imunoensaio. A convergência dá à Hybiome a oportunidade de acelerar mais o nosso crescimento neste mercado, que é especialmente dinâmico para imunoensaio, e para reforçar a nossa posição de liderança no negócio local chinês.

A Hybiome emprega cerca de 300 pessoas, incluindo cerca de 80 colaboradores em P&D. A empresa tem ambos os locais de produção e os laboratórios de investigação, com planos para se expandir para o Suzhou Industrial-Medical Park. Espera-se que exceda 20 milhões de euros em vendas em 2018, um aumento acentuado em 2017.

A aquisição de 54% das ações da Hybiome representa uma estimativa de €165 milhões, acrescida de 25 milhões de euros incorridos de despesas adicionais relativas a direitos de distribuição e base instalada existente. Na sequência desta posição maioritária, a bioMérieux vai continuar a aumentar a sua participação, que está sujeita a opções de compra/venda compatíveis com os interesses dos acionistas minoritários, até à conclusão dos procedimentos adicionais aplicáveis a este tipo de transferência de propriedade na China e à aprovação regulamentar e às condições normais para este tipo de operações.

A BIOMÉRIEUX NA CHINA

A família Mérieux desenvolveu laços apertados com a China estendendo-se por três gerações. Atualmente, a China tem um papel importante na estratégia da bioMérieux:

- 3ª maior filial da bioMérieux em termos de receitas

- 400 pessoas a trabalhar em P&D, fabrico e vendas

- 6 escritórios: em Shanghai, Beijing, Chengdu, Guangzhou, Hong Kong e Taipei

Em adição, a empresa está empenhada em promover programas educacionais para os profissionais de saúde, com um foco nos valores clínicos e económicos de diagnóstico e iniciativas para aumentar a sensibilização acerca dos maiores problemas de saúde pública, como a resistência antimicrobiana.


1 CLIA = Imunoensaio por quimioluminescência

 

Pioneering diagnostics