A bioMérieux recebe a acreditação 510(k) da FDA para o VITEK® MS PRIME, o seu novo sistema de identificação por espectrometria de massa MALDI-TOF

18 Março, 2022

Marcy l'Etoile, França ‒ 18 de março de 2022 ‒ A bioMérieux, ator mundial na área do diagnóstico in vitro, anuncia que o VITEK® MS PRIME, o seu novo sistema de identificação por espectrometria de massa MALDI-TOF1, recebeu a acreditação 510(k) da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA. Este sistema de nova geração para a identificação microbiana de rotina em minutos está agora disponível comercialmente nos países que reconhecem a marcação CE e nos Estados Unidos da América.

 

Com inovações que poupam tempo para proporcionar resultados de identificação mais rápidos, o VITEK® MS PRIME é um sistema compacto de bancada concebido para aumentar a produtividade do laboratório para um maior impacto nos cuidados aos doentes. Fabricado pela bioMérieux, o VITEK® MS PRIME é fruto do nosso empenho permanente em apoiar os laboratórios com dispositivos que proporcionam uma maior eficiência na gestão antimicrobiana e uma terapia mais efetiva para os doentes.

Brian Armstrong, Vice-Presidente Sénior de Operações Clínicas, América do Norte, salientou: “Com o VITEK® MS PRIME, oferecemos aos nossos clientes dos EUA um sistema inovador que melhora a eficiência do fluxo de trabalho do laboratório. Foram incorporados no desenvolvimento do VITEK® MS PRIME os vastos ensinamentos colhidos em laboratório pelo que sabemos que as características únicas e diferenciadoras como a priorização de amostras urgentes e o “load and go” contínuo serão valorizadas”. Os laboratórios beneficiarão enormemente da grande redução do tempo de manipulação2 . Este sistema VITEK® MS PRIME é compatível com VITEK® 2 para testes de suscetibilidade antimicrobiana e com o software intermédio MYLA® para a integração e análise dos dados.

Apraz-nos colocar este sistema único à disposição dos laboratórios durante a pandemia da Covid-19, em que as necessidades em termos de otimização do fluxo de trabalho e da eficiência são maiores do que nunca”, disse Pierre Boulud, Diretor de Operações Clínicas. “Em apenas 6 meses, a taxa de adoção pelos clientes na Europa tem sido impressionante. O alargamento do acesso aos EUA significa que ainda mais laboratórios podem beneficiar do fornecimento mais rápido de informação crítica aos clínicos, traduzindo-se na prescrição precoce de uma terapia antimicrobiana. O nosso objetivo é capacitar os laboratórios de forma a melhorarem ainda mais a gestão dos doentes e a desempenharem um papel fundamental na luta contra a resistência antimicrobiana.

Com 1,3 milhões3 de mortes anuais em todo o mundo, a resistência antimicrobiana é uma prioridade de saúde mundial. O uso racional de antimicrobianos, um elemento essencial do arsenal para combater a resistência, começa pelo diagnóstico. O VITEK® MS PRIME tem um impacto positivo nos programas de gestão antimicrobiana, permitindo uma identificação dos patógenos ainda mais rápida e precisa através da utilização da importante base de dados de espécies clinicamente relevantes para apoiar uma terapia mais precoce e orientada.

Após receber a marcação CE em abril de 2021, o lançamento comercial do VITEK® MS PRIME está a decorrer como planeado em muitos países europeus, asiáticos e latino-americanos, estendendo-se aos EUA e ao resto do mundo ao longo de 2022.

 

Descarregar
Pioneering diagnostics