• ETEST®

ETEST®

Antibiograma manual para laboratórios veterinários

  • Gama completa de testes
  • Rentável
Adicionar à seleção

Precisa de mais informação?

Reagente para teste de resistência antimicrobiana

Manual Antibiotic Susceptibility Testing for veterinary laboratoriesOs laboratórios de diagnóstico veterinário precisam constantemente de realizar testes de sensibilidade aos antibióticos (TSA) com amostras animais. O ETEST® é o método manual ideal para realizar testes de sensibilidade aos antibióticos em  rotina.

É constituído por um gradiente predefinido de concentração de antibióticos colocado numa tira plástica, que é utilizada para determinar a Concentração Inibidora Mínima (CMI) dos antibióticos. O método ETEST®  está comprovado e demonstra um alto desempenho em testes de sensibilidade aos antibióticos, uma vez que fornece um nível de precisão que os métodos automatizados não podem alcançar.

Para os laboratórios veterinários, determinar a MIC quantitativa é essencial, tanto para assegurar a saúde animal como para evitar qualquer risco de zoonoses, extremamente perigosa para os seres humanos.
 

 

Benefícios do reagente ETEST® para diagnóstico veterinário

Gama completa

 

Reagente de alto desempenho

  • As CMI são fornecidas para microrganismos com exigências de crescimento únicas, que não podem ser testados com métodos automatizados
     

Acondicionamento conveniente com ETEST® Single Pack

  • Uma tira por embalagem: sem necessidade de armazenagem de tiras abertas
  • Abertura fácil só com uma mão
  • Condições de conservação padrão: -20°C a +8°C para todos os agentes antimicrobianos
  • Dessecante fornecido com cada ETEST® Single Pack para assegurar a estabilidade

Rotulagem clara em cada embalagem e lote para facilitar
Descubra a nossa gama de produtos ETEST® no nosso catálogo eletrónico

 

bioTools™ juntamente com uma gama de acessórios ETEST®® foram concebidos para facilitar a utilização do ETEST®® bioTools é uma família de aparelhos composta pelo Retro C80™, Simplex C76™, e Nema C88™, que são simples de usar, reduzindo a fadiga do utilizador, poupando tempo e melhorando a qualidade dos resultados. Estas ferramentas simplificam a leitura ao padronizar a inoculação e a aplicação das tiras num padrão ideal em placas de meio.

simplex for Manual Antibiotic Susceptibility TestingSimplex C76™
Automatiza a colocação de 1 a 6 tiras diferentes ETEST®® para simplificar a preparação de painéis de CMI. A colocação de até 6 tiras para placas grandes de gelose ou de até 2 tiras para placas pequenas demora menos de 12 segundos (ref. 559802)

 

retro for Manual Antibiotic Susceptibility TestingRetro C80™

Um suporte rotativo que simplifica e padroniza a inoculação de placas grandes e pequenas de gelose, facilitando a leitura de ETEST®®, comparativamente ao estriado manual (ref. 559803)
 

nema for Manual Antibiotic Susceptibility TestingNema C88™

Um sistema de vácuo em forma de caneta que simplifica a aplicação das tiras ETEST®®. O aplicador é manuseado como uma caneta e o orifício de drenagem é tapado com a ponta do dedo para gerar sucção. A ventosa é colocada sobre a tira para a levantar e depois é posicionada na superfície com a gelose. A tira é libertada ao tirar gema-a ponta do dedo do orifício de drenagem (ref. 559804)
 

 

Acessórios de ETEST®®

Todos os pormenores contam

Tiras de medição para ETEST®® – 5 por embalagem (bioMérieux ref. 559904)

Utilizadas com acondicionamento em espuma para determinar facilmente o número de tiras remanescentes. Calculado em aumentos de 10 tiras até um máximo de 100 tiras.
 

Pinças ETEST®® – 5 por embalagem (bioMérieux ref. 559809)      
antiobiotic gradient : Etest acessories

Usadas com acondicionamento em espuma para fechar embalagens de tiras que estejam abertas. Proporciona uma vedação adequada, e quando usado com dessecante, assegura que a humidade não prejudicará as restantes tiras.

 

Caixa míni de conservação  com dessecante (bioMérieux ref. 559900)
Etest gradient strips

A caixa mini de conservação inclui 2 cápsulas dessecantes, e os estudos de estabilidade extensivos validaram a sua eficácia na preservação do prazo de validade de até 2 embalagens de espuma. Outras caixas não herméticas podem não ser tão boas e podem não garantir a estabilidade e o prazo de validade das tiras.

 

Caixa média de conservação com dessecante (bioMérieux ref. 559901)
dessicant for Etest antibiotic gradient strip

A caixa média de conservação inclui 6 cápsulas dessecantes, e os estudos de estabilidade extensivos validaram a sua eficácia na preservação do prazo de validade de até 6 embalagens de espuma. Outras caixas não herméticas podem não ser tão boas e podem não garantir a estabilidade e o prazo de validade das tiras.

 

Caixa maxi de conservação com dessecante (bioMérieux ref. 559902)
box for Etest minimum inhibitory concentration of antibiotic

A caixa maxi de conservação inclui 12 cápsulas dessecantes, e os estudos de estabilidade extensivos validaram a sua eficácia na preservação do prazo de validade de até 2 embalagens de espuma. Outras caixas não herméticas podem não ser tão boas e podem não garantir a estabilidade e o prazo de validade das tiras.
 

Recipiente de conservação (bioMérieux ref. 501603)
storage for Etest minimum inhibitory concentration of antibiotic

Este recipiente de conservação pode guardar um pacote de espuma e contém uma cápsula dessecante. Estudos de estabilidade extensivos validaram a sua eficácia na preservação do prazo de validade de ETEST®. As tiras não utilizadas têm o mesmo prazo de validade da embalagem original quando conservadas corretamente no recipiente de conservação.
 

Bandeja de aplicação (bioMérieux ref. 559909)
applicator for Etest minimum inhibitory concentration of antibiotic

A bandeja de aplicação simplifica a preparação dos painéis de ETEST®, contendo múltiplos agentes antimicrobianos por placa. Basta colocar as tiras antimicrobianas escolhidas nos poços, como ilustrado abaixo, e utilizar um aplicador manual como Minu Grip-it para posicionar as tiras nas placas de gelose.
 

Mini Grip-It (bioMérieux ref. 411200)
grip  for Etest minimum inhibitory concentration of antibiotic

O Mini Grip-It é um dispositivo que facilita o manuseamento de objetos pequenos e leves de um lugar para outro. A ventosa permite levantar itens de difícil manuseamento como as tiras de ETEST®, discos de antibióticos e proteções de plástico/vidro. Todo o dispositivo pode ser esterilizado em autoclave.
 

Cápsulas dessecantes – 8 por embalagem (bioMérieux ref. 559709)
dessicant for Etest minimum inhibitory concentration of antibiotic

O ETEST® é sensível à humidade e as tiras abertas têm de ser conservadas com um dessecante ativo. Quando são utilizadas unidades de conservação alternativas, é obrigatório assegurar que as cápsulas dessecantes são utilizadas com um recipiente hermético. À medida que a cápsula absorve humidade, altera a cor amarela/laranja para um tom branco. As cápsulas são reativadas quando aquecidas durante 2 horas a 70° C ou até à restituição da cor original.

a)   Dessecante ativado
b)   Dessecante inativo (reativar ou substituir)

Esta exclusiva tira de gradiente ETEST®® foi projetada para a deteção do fenótipo de Enterobacteriaceae com MBL (metalo ß-lactamase), incluindo estirpes com o recentemente descoberto gene da resistência NDM-1. Este tipo de bactéria é resistente a quase todos os antibióticos ß-lactâmicos, e não é inibido pelos inibidores da ß-lactamase clinicamente disponíveis. A tira MBL MP/MPI está projetada especificamente para detetar estes  fenótipos com resistências mais complexas através da medição do rácio de concentração inibidora (IC) de meropenem com meropenem + EDTA para detetar a MBL. Os valores de CI servem para medir um rácio (MP/MPI) e não podem ser usados para determinar os valores de CMI para MP.

O ETEST® MBL MP/MPI é constituído por uma tira dupla com meropenem (MP) de um lado e meropenem mais EDTA (MPI), no outro:

. Concentração MP: 0,125 –8 μg/ml

. Concentração MPI: 0,032 –2 μg/ml mais um nível constante de EDTA

Resultados de leitura fácil

Etest , gradient strip for minimum inhibitory concentration of antibiotic
A presença de MBL é indicada por uma redução no IC de MP ≥3 diluições de duplicação na presença de EDTA (por exemplo, o rácio de IC de MP/MPI ≥8), o aparecimento de áreas fantasmas ou deformações de elipses (ver Figura 1). A tabela seguinte fornece exemplos de uma apropriada interpretação de ETEST® e parâmetros de MBL MP/MPI.

table Etest minimum inhibitory concentration of antibiotic

Figura 1:
 
result of  Etest minimum inhibitory concentration of antibiotic
A imagem acima mostra um isolado com uma CI de MPI de 0,032 e uma IC de MP ≥8, portanto, o rácio MP/MPI é >250, indicando uma estirpe positiva à MBL.

Para utilização internacional, excluindo os EUA*:
ETEST® MBL MP/MPI Ref. 411361 – 30 tiras
ETEST® MBL MP/MPI Ref. 411362 – 100 tiras
*Consulte o seu representante local da bioMérieux sobre a disponibilidade ou registo pendente

 

Pioneering diagnostics