A bioMérieux anuncia a marcação CE de 3 testes de imunoensaio para Dengue no VIDAS®

07 Abril, 2021

A bioMérieux, ator mundial na área do diagnóstico in vitro, anunciou a marcação CE dos seus testes inovadores e completamente automatizados para diagnosticar a infeção de Dengue:

  • VIDAS® DENGUE NS1 Ag
  • VIDAS® Anti-DENGUE IgM
  • VIDAS® Anti-DENGUE IgG

A Dengue é uma doença viral transmitida a humanos por alguns tipos de mosquitos. Com 100 a 400 milhões de pessoas afetadas todos os anos, é a infeção viral mais comum transmitida por antrópodes em todo o mundo. A incidência global desta infeção cresceu 8 vezes durante os últimos 20 anos, com a maior incidência observada na Ásia (75%), seguida da América Latina e África.

A Dengue apresenta-se frequentemente de forma inespecífica e febre, levando assim a um elevado risco de diagnóstico incorreto na ausência de confirmação laboratorial, especialmente em países onde circulam muitas outras doenças infecciosas. “Apresentando-se sob diferentes formas, desde as leves até às que ameaçam a vida, um diagnóstico de Dengue e uma gestão ótima do paciente dependem ambos de diagnósticos rápidos e fiáveis. De acordo com o nosso objetivo de abordar os principais problemas de saúde globais, é importante para nós fornecer estes testes fáceis, automatizados e de alta qualidade para o diagnóstico da infeção pelo vírus da Dengue", declarou Mark Miller, Vice-Presidente Executivo, Diretor Médico da bioMérieux.

Os testes de diagnóstico da Dengue dependem de vários métodos laboratoriais, principalmente manuais, cada um com as suas próprias vantagens e limitações. Se os ensaios moleculares não estiverem disponíveis ou o doente apresentar-se mais tarde durante o curso da doença, os métodos serológicos são particularmente bem adaptados.

O VIDAS® DENGUE NS1 Ag, Anti-DENGUE IgM e Anti-DENGUE IgG são os novos testes automatizados destinados a ajudar no diagnóstico da infeção por Dengue.

Estes testes VIDAS® DENGUE podem ser utilizados de forma independente para detetar o antigénio viral (NS1) e anticorpos (IgM e IgG) produzidos pelo hospedeiro em resposta à infeção. Estes 3 testes serológicos são recomendados por diretrizes internacionais.

Efetuados nas plataformas da família VIDAS®, os testes VIDAS® DENGUE fornecem resultados fiáveis com qualidade melhorada em comparação com os métodos manuais existentes. O nível de desempenho responde à necessidade médica de um diagnóstico precoce e preciso da Dengue.

O processamento de teste é totalmente automatizado, desde a identificação da amostra até ao relatório de resultados. Com base no conceito de teste único e no sistema "load & go", o painel VIDAS® DENGUE é fácil de utilizar e acessível a todos os laboratórios. Capitalizando a experiência da bioMérieux em doenças infecciosas, os testes VIDAS® DENGUE permitem resultados claros sem zona equívoca e uma interpretação objetiva graças à automatização.

“Esta nova solução VIDAS® DENGUE é rentável e adequada para países de baixo e médio rendimento onde o VIDAS® está amplamente disponível. Alarga a nossa oferta de imunoensaio contra doenças transmitidas por vetores que será ainda mais alargada ao Chikungunya" disse Pierre Boulud, Chefe de Operações, Operações Clínicas, bioMérieux.

 
Descarregar
Pioneering diagnostics