Os biomarcadores NEPHROCHECK TIMP-2 e IGFBP7 incluídos na Declaração de Consenso de Inovação de Melhores Práticas para Melhorar a Recuperação após Cirurgia ao Coração

02 Maio, 2018

Marcy l’Étoile (França) e San Diego (Califórnia) - 2 de Maio de 2018 – Os biomarcadores no teste NEPHROCHECK, um teste à urina com marcação CE e aprovado pela FDA, que indica  um esforço renal antecedente a lesões renais agudas (AKI), foram incluídos nas orientações de consenso da Cirúrgia Cardíaca ERAS®, uma associação médica multi-disciplinar e multi-profissional sem fins lucrativos, cuja missão é otimizar os cuidados perioperativos de  pacientes submetidos a cirurgia cardíaca, através da descoberta colaborativa, análise, consenso dos especialistas e divulgação das melhores práticas que irão melhorar os resultados tanto a curto como a longo prazo e diminuir as complicações e readmissões.

Isto surgiu no seguimento da recente publicação de dois estudos aleatórios controlados1,2 que demonstraram melhorias significativas em resultados de pacientes, tempo de internamento e diminuição dos custos causados por AKI, seguidos de cirurgia cardíaca e não cardíaca utilizando o NEPHROCHECK para iniciar intervenções de proteção dos rins.

As novas orientações foram apresentadas como parte das declarações de consenso de especialistas baseadas em evidências na reunião da American Association for Thoracic Surgery (AATS) em 28 de Abril de 2018. Estas foram desenvolvidas num processo formal durante 15 meses para fornecer programas com as melhores práticas de cirurgia cardíaca, de forma a melhorar a recuperação pós-cirúrgica. Está previsto que o produto final seja submetido para publicação revista pelos seus pares, facilitando a sua distribuição por cirurgiões e programas cardíacos em todo o mundo.

Esperamos que estas recomendações incentivem os programas cirúrgicos cardíacos no mundo inteiro a juntar-se a nós para padronizar as melhores práticas,” declarou O Presidente Cirúrgico Cardíaco da ERAS® , Daniel T. Engelman, M.D.. “Desde a nossa reunião inaugural há um ano atrás, pedimos o contributo, protocolos considerados, e a avaliação dos pares e provas evidentes de cada um que possam ajudar a melhorar a recuperação após cirúrgia cardíaca. Esta foi a primeira vez que uma abordagem global baseada em provas foi apresentada na maior reunião de cirurgia cardiovascular.

As orientações de cuidados com os pacientes baseadas em evidências são cruciais para padronizar os cuidados clínicos e melhorar os resultados dos pacientes,” declarou Mark Miller, Vicer-Presidente Executivo e Diretor Médico Executivo da bioMérieux. “O NEPHROCHECK é um teste simples à urina que fornece informação crucial aos profissionais de saúde para que possam agir rapidamente de modo a prevenir consequências prejudiciais aos rins dos pacientes. As provas continuam a crescer, de que a utilização em rotina de NEPHROCHECK é uma ferramenta importante para melhorar a gestão de pacientes adultos submetidos a cirurgia cardíaca, de modo a proteger os seus rins de danos agudos e a longo prazo. Também estão a ser efetuados estudos adicionais de  NEPHROCHECK noutras populações de pacientes.

AKI é uma complicação frequente em pacientes submetidos a grandes cirurgias, e é conhecida por aumentar a morbilidade, mortalidade e custos3. As despesas adicionais associadas a AKI durante hospitalizações nos Estados Unidos foram de $38,000 por paciente4, resultando em despesas em cuidados de saúde nos Estados Unidos entre $5.4 e $24 biliões anuais5. Os indicadores atualmente disponíveis de AKI, tais como níveis elevados de creatinina no sangue, podem não se apresentar até ocorrerem realmente danos nos rins6. Os estudos recentes apontam como importante a continuação de estratégias inovadoras para combater este problema grave de saúde pública7,8.


1 Göcze I, Jauch D, Götz M, et al. Biomarker-guided intervention to prevent acute kidney injury after major surgery: the prospective randomized BigpAK Study. Ann Surg. Published online August 2017.

2 Meersch M, Schmidt C, Hoffmeier A, et al. Prevention of cardiac surgery-associated AKI by implementing the KDIGO guidelines in high risk patients identified by biomarkers: the PrevAKI randomized controlled trial. Intensive Care Med. 2017 Jan 21.

3 Hobson C, Ozrazgat-Baslanti T, Kuxhausen A, et al. Cost and mortality associated with postoperative acute kidney injury. Ann Surg. 2014;00:1-8.

4 Alshaikh H, Katz N, Gani F, et al. Financial Impact of Acute Kidney Injury After Cardiac Operations in the United States. Ann Thorac Surg. 2018 Feb;105(2):469-475.

5 Silver SA, Chertow GM. The Economic consequences of AKI. Nephron. 2017;137:297-301.

6 McCullough PA, Shaw AD, Haase M, et al. Diagnosis of acute kidney injury using functional and injury biomarkers: workgroup statements from the tenth Acute Dialysis Quality Initiative Consensus Conference. Contrib Nephrol. 2013;182:13-29.

7 Thakar CV. Acute Kidney Injury: A Paradigm In Quality and Patient Safety. Adv Chronic Kid Dis. 2017;24(4):192-193.

8 Silver SA, Chertow GM. The Economic consequences of AKI. Nephron. https://doi.org/10.1159/000475607. Published online June 9, 2017.

Pioneering diagnostics